Oportunidade: Lançados editais para seleção unificada de PIBIC e PIBITI; confira novidades

Estão abertas, até o dia 21 de abril, as inscrições para o processo unificado de seleção para os programas institucionais de bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). Os programas são resultado de convênio entre a Universidade Federal do Ceará, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). As bolsas são destinadas a estudantes de graduação regularmente matriculados na UFC e que tenham no máximo duas reprovações de 2022.1 até hoje.

As inscrições deverão ser feitas pelos orientadores, que podem ser servidores docentes (da ativa ou aposentados, desde que vinculados ao Programa Especial de Participação de Professores Aposentados) e técnico-administrativos com título de doutor, ou professores visitantes cuja data de encerramento do contrato seja igual ou posterior a 31 de julho de 2024.

Os interessados deverão ler todas as exigências estabelecidas nos editais, disponíveis nas páginas do PIBIC e PIBITI, no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. O passo a passo para inscrição dos projetos e os detalhes sobre o processo de seleção e prioridades de distribuição de bolsas estão disponíveis nos editais.

A UFC já disponibilizou 320 bolsas para o PIBIC e 40 para o PIBITI, no valor de R$ 400,00 cada, e o mesmo número para voluntário. O CNPq ofertará 605 bolsas PIBIC, uma bolsa PIBIC-Ações Afirmativas e 41 bolsas PIBITI no valor de R$ 700,00. Já a FUNCAP ainda irá definir a quantidade total de bolsas a serem ofertadas. A equiparação dos valores das bolsas da UFC com as bolsas do CNPq dependerá da recomposição orçamentária a ser autorizada pelo Ministério da Educação.

NOVIDADES – Segundo a coordenadora de Pesquisa da PRPPG, Profª Kalyne Leal, uma das novidades dos editais é a renovação do projeto de pesquisa por mais 12 meses, no caso de afastamento temporário da orientadora em virtude de parto, adoção ou obtenção de guarda judicial para fins de adoção. “Está dentro do PDI da Coordenadoria de Pesquisa da PRPPG buscar melhor equidade de gênero e também apoiar docentes recém-ingressos na Universidade”, destacou.

Outra inovação é a possibilidade que estudantes voluntários, através do programa PIBIC ou PIBITI UFC, desenvolvam outras atividades acadêmicas, inclusive remuneradas. Para tanto serão necessários a ciência do orientador e o preenchimento de um termo com a Coordenadoria de Pesquisa da PRPPG.

Também foram atualizados os Qualis CAPES e realizadas mudanças na tabela de qualificação visando valorizar as produções científicas apresentadas em eventos locais, bem como destinar maior apoio aos orientadores do interior do Estado e docentes recém-admitidos pela UFC.

Fonte: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – e-mail: prposufc@ufc.br

23 de Março de 2023