Campus da UFC de Russas participa do Computer on the Beach, evento que reúne profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de computação.

O Computer on the Beach é um evento técnico-científico que visa reunir profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área de computação, a fim de discutir as tendências de pesquisa e mercado da computação em suas mais diversas áreas. Com histórico de publicações consolidado na trajetória do evento com mais de uma década de realizações, o Computer on the Beach atingiu o H5-index igual a 6 (fonte: Google Scholar).

O evento que está na sua 14ª edição teve início no dia 30 de março e vai até 01 de abril de 2023. A Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI e sua Escola Politécnica, através dos seus cursos de Ciência da Computação Campus Kobrasol e Campus Itajai; e Engenharia de Computação do Campus Itajaí realizam anualmente o Computer on the Beach.

O campus de Russas está sendo representado pelas Profa. Dra. Patrícia Freitas Campos de Vasconcelos e Profa. Dra. Jacilane de Holanda Rabelo e por duas egressas do curso de Engenharia de Software da UFC de Russas, Maria Elanne Mendes Rodrigues e Marina da Silva Rocha ambas alunas de Mestrado da UFC de Fortaleza e Quixadá respectivamente.

Ana Lara Silva Oliveira (Egressa ES), Victoria Gabriella Rebouças Pereira (Egressa ES), Lucas Bezerra Mendonça (Egresso ES), Profa. Rosineide Fernando da Paz e Profa. Anna Beatriz dos Santos Marques e demais autores dos artigos também estiveram envolvidos na participação no evento.

CONFIRA AS FOTOS.

Segue a lista de trabalhos aceitos:

1. Uma metodologia para apoiar o design de soluções de software considerando as experiências de seus usuários.

Autores: Profa. Patrícia, Lucas Bezerra Mendonça (Egresso de ES da UFC de Russas e Profa. Jacy); resultado de TCC do Aluno com participação da equipe do projeto de extensão Progete! na validação e análise da metodologia.

2. Atuação nos projetos parceiros do programa Meninas Digitais e seu impacto no desenvolvimento acadêmico e profissional de alunas: um survey (Engenharia de Software, Mulheres na Computação)

Autores: Maria Rebecca(graduanda de ES), Maria Elanne (egressa de ES), Profa. Anna Beatriz, Profa. Roseneide

3.  Utilizando Design Thinking no Design de aplicativos educacionais para crianças autistas (Inclusão Digital, Interação Humano-Computador)

Autores:  Victoria Gabriella (egressa de ES e mestranda da UFRN/UFERSA), Profa. Patrícia, Profa. Anna Beatriz e Maria Elanne (egressa de ES) - Resultado do TCC da Victoria e participação da equipe do Prodtea.

4. Remote Teaching of Scrum in Practice: an analysis of participants’ perception(Engenharia de Software, Informática na Educação)

Autores:  Marina Rocha (Egressa ES), Gabriela Andrade Dias (egressa de ES), Mateus Andrade (aluno de ES), Jorge Luiz Sousa (aluno de ES), Pedro de Carvalho Chaaban (aluno de ES), Giovana Ramalho ( aluna de ES) e profa. Jacy -  Resultados do LearningLab.

5. Remote Teaching of Requirements Elicitation Techniques in a Pandemic Scenario: A Practical Approach (Engenharia de Software, Informática na Educação)

Autores:  Marina Rocha (Egressa ES),Gabriela Andrade Dias (egressa ÉS) , Jorge Luiz Sousa  (aluno de ES), Pedro de Carvalho Chaaban (aluno de ES) e Thiago Silva (aluno de ES) e profa. Jacy - Resultados do LearningLab.

6. Um Processo de Design de Interface com foco em Usuários com Transtorno do Espectro Autista: Uma Experiência Prática (Inclusão Digital, Interação Humano-Computador)

Autores: Maria Elanne (Egressa ES), Lara (Egressa ES), Profa. Patrícia, Profa. Anna Beatriz. - resultados dos TCCs da Elanne e da Lara e participação da equipe do Prodtea - Artigo concorrendo aos melhores artigos do evento.

7. Mps.BR Game: Proposta de jogo educacional

Autores: Andreza Renara Silva (egressa de ES), Jorge Luiz Sousa (aluno de ES), Profa. Patricia e Profa. Jacy -  Resultado de TCC da aluna Andreza Renara.

Esse é o primeiro ano de participação do campus da UFC de Russas neste evento que segundo destaca a Profa. Patrícia Freitas é muito organizado e tem gamificação que incentiva a participação na programação oferecida com engajamento e premiações.

Para mais informações sobre o Computer on the Beach acesse o site do evento: https://computeronthebeach.com.br

Fonte: Profa. Dra. Patrícia Freitas Campos de Vasconcelos; contato: patricia.vasconcelos@ufc.br

31 de Março de 2023