UFC lança, em fase de teste, aplicativo do Restaurante Universitário; app será disponibilizado incialmente para Russas

A Universidade Federal do Ceará dá mais um passo em inovação ao lançar, nesta quarta-feira (26), seu primeiro aplicativo institucional para uso da comunidade acadêmica. Desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), o aplicativo será destinado aos usuários do Restaurante Universitário da instituição.

A ferramenta contará com as opções de compra de créditos, consulta do cardápio (café, almoço e jantar), visualização de créditos disponíveis e de histórico dos créditos. A versão inicial do app está disponível para dispositivos Android e passará por uma fase de testes na unidade do RU do Campus da UFC em Russas.

A expectativa é que o novo aplicativo melhore o atendimento à comunidade que utiliza os Restaurantes Universitários da UFC, reduzindo filas e facilitando a consulta de cardápio e créditos.

O valor da refeição na utilização do app será o mesmo da recarga pelo PagTesouro, ou seja, R$ 1,10 para estudante e R$ 13,50 para servidores docentes e técnico-administrativos. Para utilizar o aplicativo, é necessário possuir login e senha no sistema Si3.

De acordo com Jander Soares, da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas de Informação da STI, a equipe de desenvolvedores já está “trabalhando na versão iOS” e em breve divulgará novidades.

Entenda como vai funcionar o aplicativo do RU:

O superintendente da STI, Prof. Edgar Marçal, classificou o lançamento do app como “momento único e histórico para a UFC”, considerando o fator de ineditismo, por esse ser o primeiro aplicativo desenvolvido e mantido pela Instituição que poderá ser utilizado pelos membros da Universidade.

“Reforçando esse fato, trata-se de um aplicativo voltado para melhorar o serviço do RU para nossos alunos e servidores, destacando-se a funcionalidade de compras de créditos pelo aplicativo. Com este recurso, esperamos reduzir as filas para compra de créditos e melhorar o atendimento à nossa comunidade acadêmica”, destaca o superintendente da STI.

Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC

MODERNIZAÇÃO – No lançamento oficial nesta quarta-feira (26), na Reitoria da UFC, o trabalho da STI foi reconhecido e parabenizado pelo reitor, vice-reitor e pró-reitores da Universidade que estiveram presentes. "Essa criação só foi possível com a modernização da STI realizada durante a atual gestão. E é a modernização que dá liberdade de trabalho", afirmou o vice-reitor, Prof. José Glauco Lobo.

Para o reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, o aplicativo é ponto crucial para facilitar a vida do estudante na Universidade, considerando o papel fundamental que os equipamentos de assistência possuem.

“A versão digital da Universidade não vai substituir a presencial. Ela vai aumentar o espaço de atendimento, de ensino, da extensão, da pesquisa e da prestação de serviço”, frisou. “[Com o aplicativo], também estamos tornando mais barato o controle do fornecimento da alimentação e dando transparência. Ou seja, é um ato de modernização das nossas práticas”, afirmou.

Também estiveram presentes no lançamento os pró-reitores de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (Prof. Augusto Albuquerque), Graduação (Profª Ana Paula de Medeiros Ribeiro), Extensão (Profª Elizabeth Daher), Gestão de Pessoas (Prof. Marcus Vinícius Veras Machado), Planejamento e Administração (Prof. Almir Bittencourt da Silva e a adjunta Adênia Maria Augusto Guimarães).

Representando o Restaurante Universitário, compareceram o coordenador, Francisco José Albuquerque Cruz, e a diretora da Divisão de Alimentação e Nutrição, Natália Lopes Vasconcelos.

Fonte: Gabinete do Reitor – e-mail: greitor@ufc.br

26 de Abril de 2023