A menstruação é um processo natural, biológico e que faz parte do desenvolvimento humano, no entanto, muitas mulheres não possuem acesso básico a produtos de higiene, estrutura e até mesmo conhecimento a respeito. Isto é o que chamamos de Pobreza Menstrual.

De acordo com um estudo lançado em 2021 pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), 4 milhões de meninas não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas e 713 mil meninas vivem em lares sem banheiro ou chuveiro no Brasil. Diante disso, iniciativas em prol da garantia da dignidade menstrual são de interesse público e uma responsabilidade coletiva.

Dessa forma, o Campus da UFC em Russas, através dos projetos GDS, Mulheres de Aço, Meninas Digitais do Vale, Filhas de Edwiges e A.A.A. Indomável, lança a campanha Dignidade Menstrual, com o intuito de combater a pobreza menstrual no município de Russas.

A iniciativa conta com o apoio dos órgãos públicos municipais e instituições públicas e privadas da região, por meio da arrecadação de produtos menstruais e higiênicos, além da realização de palestras ao longo da campanha.

Acompanhe nossas publicações e fique atento(a) à programação da campanha. Em breve divulgaremos mais informações dos pontos de arrecadação no município.

28 de Abril de 2023