Anuário Estatístico e Relatório de Gestão da UFC são lançados em evento na Reitoria

foto capa anuário

O reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Cândido Albuquerque, presidiu, na tarde desta terça-feira (30), a solenidade de lançamento do Anuário Estatístico 2023 (base 2022) e do Relatório de Gestão relativo a 2022. Ambos os documentos foram produzidos pela Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) com apoio de diversas unidades acadêmicas e administrativas da Instituição e podem ser acessados gratuitamente em formato digital no Portal da UFC e no site da PROPLAD.

A cerimônia aconteceu na sala de reuniões da Reitoria e contou com a presença de membros da administração superior da Universidade, além de servidores docentes e técnico-administrativos. Segundo a coordenadora de Planejamento e Gestão Estratégica da PROPLAD, Roberta Queirós, o relatório e o anuário consolidam uma série de informações estratégicas e relevantes da UFC com a finalidade de serem expostas à sociedade. “É o quinto Relatório de Gestão lançado nesse formato de relato integrado, que é um conjunto de informações consolidadas em um relatório estratégico. O Anuário Estatístico existe há 14 anos e serve como fonte de pesquisa para professores e alunos com os dados da Universidade, e hoje estamos tendo o prazer de lançar”, comentou.

Para o pró-reitor de Planejamento e Administração da UFC, Prof. Almir Bittencourt, tanto o relatório como o anuário são mecanismos de prestação de contas para a população brasileira de todo o trabalho desenvolvido pela Universidade e contribuem com a preservação da história e da memória institucional. “A publicação do anuário é uma grande e importante vitória para a Instituição, porque há poucas universidades no Brasil com um documento como esse, que é uma base de dados única e oficial da UFC. O Anuário Estatístico hoje é totalmente digital, não tendo mais publicação física, e foi adicionada uma inovação, ligando-o à plataforma dos Painéis Estratégicos”, declarou.

O reitor Cândido Albuquerque ressaltou as conquistas e realizações alcançadas pela UFC nos últimos quatro anos e parabenizou os gestores e as equipes envolvidas na elaboração desses documentos institucionais. O dirigente máximo destacou que a Universidade tem sido vista e reconhecida como protagonista do desenvolvimento do Estado e da região, papel que assumiu da melhor maneira possível. “O Relatório de Gestão e o Anuário Estatístico confirmam o orgulho que temos de mostrar o que a gente fez, porque fizemos muito bem feito. Vocês foram capazes de mostrar que é possível fazer uma administração universitária com o perfil de eficiência, de resultados, de transparência e de integridade. Ganha a Universidade, mas ganham o Ceará e a sociedade, porque têm uma universidade cada vez melhor”, afirmou.

Participaram da solenidade a pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFC, Profª Nadja Dutra; a pró-reitora de Extensão, Profª Elizabeth Daher; o pró-reitor de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Albuquerque; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Rodrigo Porto; a pró-reitora de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros; o assessor do reitor, Prof. Ademar Gondim; e o diretor da Imprensa Universitária, Joaquim Melo de Albuquerque.

Fonte: Pró-Reitoria de Planejamento e Administração da UFC - fone: (85) 3366 7361

01 de Junho de 2023