UFC campus de Russas sedia abertura da Semana do Meio Ambiente 2023

A cerimônia começou com a fala do professor Pedro Helton Magalhães Pinheiro, coordenador do GDS – Grupo de Desenvolvimento em Sustentabilidade -, falando sobre a responsabilidade com as causas ambientais independente da área de conhecimento dos cursos e com pensamento no próximo e nas gerações futuras.

Em seguida, o secretário de Meio Ambiente do município de Russas, Elton Gonçalves, usou sua fala para abordar os desafios diários que a educação enfrenta, enfatizando que a temática ambiental não é o tema do futuro, e sim do presente.

A secretária de Educação, Maria Vieira Lima Coelho, falou da grandeza de educação ambiental, dos frutos colhidos pela geração atual em relação à anterior, a qual não se preocupou com as questões ambientais, e o cuidado com o que será deixado para as gerações futuras. Pontuou que o trabalhador rural está com dificuldades de desempenhar seu trabalho devido às mudanças climáticas, e a importância de começar o trabalho de conscientização pela educação infantil.

A Profa. Dra. Aliny Abreu de Sousa Monteiro, diretora da UFC campus de Russas, iniciou sua fala ressaltando a importância da parceria do campus com a Prefeitura de Russas através da  integração entre Secretaria de Educação, Secretaria do Meio Ambiente, Ouvidoria e o GDS, falou sobre como o município é atuante em relação ao tema reciclagem, falou da parceria com a ouvidoria para receber os feedbacks e implementar as ações necessárias em prol das causas ambientais, e sobre a preocupação com a sustentabilidade, que deve ser diária. A anfitriã do evento também enfatizou que a geração atual pode ser a última geração que ainda pode colocar o mundo no caminho da sustentabilidade, falou da importância da participação industrial nas ações de sustentabilidade, assunto que requer análise e regulamentação em aspectos macros, e politicamente, falou da escolha consciente de gestores com perfil de liderança sustentável.

Ao final da fala dos convidados, o evento seguiu com a apresentação do projeto de extensão GDS e com a premiação Escola Sustentável, segunda edição.

A aluna Lidiana Rodrigues, estudante do curso de Ciência da Computação, integrante do GDS, falou das ações do projeto, como coleta de óleo de fritura, plantação de mudas, soluções sustentáveis, futuro mapeamento de pontos e geração de aplicativo de ações sustentáveis entre outros.

A Premiação Escola Sustentável, tem por objetivo promover educação e gestão ambiental nas escolas através de premiação pelo reconhecimento das ações realizadas. Segue abaixo os ganhadores da Edição de 2023:

Categoria de Ensino Fundamental:
Escola vencedora do 1º Lugar - Escola Zina Moreira.
Escola vencedora do 2º Lugar - Escola Municipal Maria Martins de Carvalho.
Categoria de Educação Infantil:
Escola vencedora do 1º Lugar: Unidade Educacional de Educação Infantil Afra Araújo Lima.

A Semana do Meio Ambiente segue com sua programação por todo mês de junho, incluindo palestras, rodas de conversa, distribuição de mudas e concurso fotográfico, com encerramento no dia 23/06.

Fonte: Coordenação de Comunicação e Produção Cultural da UFC - Campus de Russas - Contato: comunicacao.russas@ufc.br

05 de Junho de 2023