Circuito UFC-Arte no interior promove atividades culturais em Russas e Limoeiro do Norte

Entre os dias 12 e 14 de setembro os municípios de Russas e Limoeiro do Norte recebem o Circuito UFC Arte no interior. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará (Secult-Arte/UFC) em parceria com a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (Fastef).

O projeto tem como objetivo expandir as ações realizadas pela Secretaria para os campi da UFC no interior do estado e algumas cidades adjacentes, favorecendo a circulação dos projetos que integram o Programa de Promoção da Cultura Artística conhecido como Bolsa-Arte.

A programação reúne atividades das áreas de fotografia, cinema, teatro, dança e arte e tecnologia. Serão realizados workshops, oficinas e apresentações culturais de projetos de cultura artística do campus da UFC em Quixadá e de Fortaleza.

Em Russas, as ações serão realizadas no Campus da UFC e em Limoeiro do Norte as atividades ocorrem no campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE). A programação será voltada aos alunos dos dois campi e também à população em geral que tiver interesse em participar do Circuito.

Serão realizadas oficinas e workshops de fotografia digital, realizados pelo projeto Olha pro céu meu amor, do campus de Quixadá. Em Russas a oficina de fotografia será sobre a técnica de Light Painting. O participante utilizando a lanterna do seu próprio celular será capaz de produzir desenhos livres no ar que resultarão em divertidas fotografias. Em Limoeiro do Norte, será realizado o Workshop Fotografando alimentos, com noções básicas sobre a linguagem da fotografia e uso de editores de imagens para fotografias feitas com celular.

Na área da dança, os participantes vão ter a oportunidade de participar do workshop Midiadança em Formação, voltado para utilização de recursos técnicos e expressivos da Videodança para planejar, roteirizar e realizar peças audiovisuais dessa linguagem.

Com uma proposta de unir arte e tecnologia haverá a oficina Hello Arduíno, projeto de cultura artística realizado no Campus de Quixadá. Os participantes aprenderão o básico sobre a plataforma Arduino, instalação de hardware e software, e primeiros passos com leds.

O circuito terá também exibição de filmes do Projeto Cine Descoberta, que promove a reflexão sobre os movimentos indígenas na América Latina. A ideia é divulgar produções audiovisuais de cineastas indígenas ou sobre movimentos indígenas e debates sobre a autorrepresentação nas diversas práticas artísticas.

Para fechar a programação será encenado o espetáculo MMC, do projeto Ateliê do Iprede: Produtos artísticos e bens culturais na primeira infância. O espetáculo tem o formato de leitura dramática, com uma montagem composta de doze cenas que possuem o ensino da linguagem teatral como temática principal. As cenas convidam os espectadores a conhecer a "Escola de um mundo ao contrário".

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES - O Circuito UFC-Arte no interior inaugura uma nova fase para a promoção da cultura e da arte na Universidade Federal do Ceará promovendo um intercâmbio com a comunidade dos municípios do interior do estado. Entre os municípios que integram a programação estão: Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas, Limoeiro do Norte, Crateús, Juazeiro do Norte, Itapajé, Redenção, Paracuru, Aracati e Iguatu.

Estão agendadas edições para ocorrer a cada mês em municípios diferentes. Em outubro será a vez de Sobral receber as atividades e em novembro o projeto segue para Crateús, onde as atividades ocorrem durante a programação dos Encontros Universitários nos dois campi.

Para encerrar as atividades de 2018 o Circuito chegará ao município de Quixadá, com uma programação artística para movimentar a cena cultural no município e também em Juazeiro do Norte, com atividades de formação e apresentações artísticas.

Confira a Programação!

Projeto Circuito UFC-Arte em Russas e Limoeiro do Norte

Local: Campus da UFC em Russas e Campus do IFCE em Limoeiro do Norte

Data: de 12 a 14 de setembro

Inscrições para as Oficinas e Workshops: De 5 a 10 de setembro nas Secretarias dos Cursos.

Mais informações: 3366-7831 / arte@ufc.br / www.secultarte.ufc.br

03 de Setembro de 2018