UFC forma 258 alunos na primeira solenidade do ciclo de colações de 2024.1; Alunos do Campus de Russas estão entre os concludentes

A primeira colação de grau do semestre 2024.1 foi realizada de forma unificada. Três alunos da UFC Campus de Russas colaram grau na noite do último dia 30. São eles: Manuela Luciane Nobre Aguiar, do curso de Engenharia Civil; Erisson Jeliel Mendes Pereira, do curso de Engenharia Mecânica; e Jordas Felipe da Silva, do curso de Engenharia de Software.

Iniciando os discursos da solenidade, a oradora discente Liana Santiago, do curso de Enfermagem, mencionou a importância dos programas de incentivo e bolsas para a permanência e a conclusão do curso aos estudantes de graduação. De acordo com a formanda, a UFC está cada vez mais conectada às necessidades e aos interesses dos estudantes. “Hoje vemos a retomada de uma gestão democrática, participativa e aberta ao diálogo para a construção de uma universidade de excelência. A UFC voltou a ter a nossa cara, a cara dos estudantes que primam pelo ensino superior de qualidade”, afirmou.

Em seguida discursou a oradora docente, Profª Thereza Cardoso, do Instituto de Cultura e Arte da UFC, que abordou o caráter disruptivo da arte. Mencionando nomes de pessoas que se destacaram na luta contra as opressões, a professora ressaltou o nome da bailarina italiana Maria Baderna, que se estabeleceu no Brasil no século 19. Baderna chocou a sociedade escravocrata brasileira ao incorporar em suas apresentações o lundu, de origem africana, e, por conta disso, seu sobrenome passou a ser visto de forma pejorativa.

“A palavra baderna entrou para a nossa língua como sinônimo de desordem e confusão, entretanto de luta, de resistência e de liberdade. Não era mesmo de baderna o que chamavam a vida universitária? Pois acertaram em cheio, baderna é o nome da nossa luta imparável por uma universidade pública, de excelência, laica, diversa, gratuita e para todos”, declarou.

Foto: Prof. Dr. Cândido Jorge de Sousa Lobo, Diretor do Campus de Russas; Manuela Luciane Nobre Aguiar, formanda do curso de Engenharia Civil, representando o Campus de Russas.

O reitor Custódio Almeida tratou, em sua fala, da importância social da expansão do ensino superior, apresentando o dado de que apenas 20% dos jovens brasileiros, com idade de 18 a 24 anos, estão nas universidades.

O gestor expôs aos presentes o impacto dos ciclos de começo e recomeço na vida. “Quem sabe começar nunca desaprendeu a sonhar e jamais desistirá de viver. Esse é o meu desejo mais profundo para cada um e cada uma de vocês hoje: que descubram e tomem consciência, nesta colação de grau, que mais do que encerrando um ciclo, vocês estão começando um novo tempo”, preconizou.

A próxima cerimônia está prevista para ocorrer no formato tradicional, de 22 de outubro a 7 de novembro, conforme o calendário acadêmico da UFCNo campus de Russas, a colação tradicional está marcada para o dia 30 de outubro.

Fonte: Gabinete da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) – fone: (85) 3366 9498; e-mail: gabinete@prograd.ufc.br / Cerimonial da UFC – e-mail: cerimonial@ufc.br

31 de Julho de 2024


UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - CAMPUS DE RUSSAS

Avenida Felipe Santiago, 411, Campo Federal, Russas - CE, CEP: 62900-420

Telefone: (88) 3411 - 9218

E-mail: russas@ufc.br