DIA DO SERVIDOR PÚBLICO: a energia do trabalho mantém acesa a chama do saber

Instituído há 81 anos, a partir do Decreto-Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, o Dia do Servidor Público evoca, em todos nós que temos o privilégio de ter a Universidade Federal do Ceará como o lócus de nossas atividades profissionais, um misto de pertencimento e profundo orgulho. Nunca é demais reforçar o compromisso institucional em tornar a UFC um ambiente cada vez melhor para se trabalhar, aberto a escutar as necessidades do corpo funcional e a contribuir para seu desenvolvimento contínuo e pleno, com integração a uma cultura inovadora e competente nos serviços prestados.

Como uma grande e complexa engrenagem, ressaltamos a importância da contribuição de cada um de vocês, independentemente do tempo de casa ou qualificação. Seja docente ou técnico-administrativo, seja membro da administração superior ou funcionário da lida direta com o público, seja do quadro permanente ou colaborador terceirizado... são suas horas de labor e motivação que fazem com que esta Universidade caminhe, firme e seguramente, rumo a um patamar de excelência quando o assunto é ensino público e gratuito, pesquisa de referência e benefícios retornados à sociedade.

A gratidão que expressamos enquanto corpo coletivo ganha contornos ainda mais grandiosos quando pensamos no quanto 2020 foi extremamente desafiador. Foram o compromisso, o desejo de aprender, a resiliência e a capacidade de adaptação às adversidades de nossos servidores e servidoras que fizeram com que, apesar da situação mundial de emergência sanitária e das numerosas perdas materiais e humanas, a pandemia do novo coronavírus não chegasse a ameaçar o cumprimento de nossas atividades-fim.

Embora a efeméride seja nesta quarta-feira (28), desde a última segunda-feira estamos comemorando a Semana do Servidor UFC 2020, iniciativa de nossa Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), que tem conduzido as ações de valorização do serviço público na Instituição com a inovação e a segurança que o momento exige. Sob o tema "Resiliência: compartilhando experiências e superando desafios", foi preparada uma programação especial, prioritariamente na modalidade on-line e tocando nos temas que têm nos movido: ressignificação, trabalho em equipe, engajamento e esperança.

Para além de conferir valor à experiência acumulada, também se faz necessário comemorar a passagem do tempo. Por isso, nesta quinta-feira (29), representantes dos servidores docentes e técnico-administrativos que, em 2020, completam 10, 20, 30, 40 e até 50 anos de serviço receberão merecidas homenagens, em solenidade transmitida ao vivo.

Por fim, reiteramos que, inquestionavelmente, é a energia de nossos trabalhadores administrativos e docentes o principal combustível para a manutenção da chama do conhecimento que geramos. Nosso fraterno abraço e os mais sinceros parabéns.

José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque - Reitor
José Glauco Lobo Filho - Vice-Reitor