Biblioteca do Campus de Russas

A Biblioteca do Campus de Russas, iniciou suas atividades no dia 09 de março de 2015, tendo como missão “organizar, preservar e disseminar a informação para produção do conhecimento, dando suporte às atividades educacionais, científicas, tecnológicas e culturais da Universidade Federal do Ceará, possibilitando o crescimento e o desenvolvimento da Instituição e da sociedade.”
A Biblioteca dispõe, atualmente, de um acervo de 237 títulos, e 4.755 exemplares de livros. Dispomos dos seguintes serviços:
- Consulta local, aberto também ao público externo;
- Empréstimo domiciliar, disponível para comunidade acadêmica da UFC;
- Renovação;
- Reserva;
- Consulta ao acervo eletrônico;
- Sistema de autoatendimento Meu Pergamum (Usuário online);
- renovações online;
- Portal de Periódicos da Capes;
- Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD);
- Livros eletrônicos;
- Repositório Institucional( RI);
- ABNT Coleção;
- Orientação à normalização de trabalhos acadêmicos;
- Correção de referências;
- Educação de usuários;
- Catalogação na publicação (Ficha Catalográfica);
- Comutação Bibliográfica (Comut)
OFÍCIO CIRCULAR 5/2022/BU/REITORIA - Guia de Normalização de Trabalhos Acadêmicos
Versão atualizada do Guia de Normalização de Trabalhos Acadêmicos
ATIVAÇÃO DO CADASTRO NA BIBLIOTECA
Para cadastrar senha de acesso, dirijase a biblioteca, apresentando DOCUMENTO DE IDENTIDADE COM FOTO e documento atualizado de confirmação do vínculo com a UFC, conforme quadro abaixo:
categoria de usuário | documento comprobatório de vínculo |
alunos de graduação presencial e alunos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) | atestado de matrícula ou declaração de vínculoemitida pelo sigaa |
alunos de graduação semipresencial, alunos de extensão (casas de cultura estrangeira) e alunos de pósgraduação lato sensu (especialização), inclusive os alunos dos cursos de especialização do cetrede executados em convênio com a ufc. | declaração de matrícula emitida pelo móduloacadêmico |
servidores técnicoadministrativos e professores | contracheque atual |
professores substitutos | contracheque atual e comprovação do períodode permanência no cargo |
ATENÇÃO: A senha de usuário é solicitada no atendimento automatizado nas Bibliotecas e também no autoatendimento pela Internet.
PRAZOS DE EMPRÉSTIMOS
Usuário | Tipo de Obra | Dias de Empréstimo | Qntd Itens |
Alunos de graduação, pósgraduação e extensão, Pesquisadores, Funcionários | Livros, folhetos, monografias, dissertações e teses | 21 | 14 |
DVDs, CDROMs e fitas de vídeo | 02 | ||
Professores |
Livros, folhetos, monografias, dissertações e teses | 30 | 14 |
DVDs, CDROMs e fitas de vídeo | 02 |
Renovação: o usuário poderá ter o seu empréstimo renovado ao término do prazo para devolução, desde que não esteja em atraso ou reservada para outro usuário. É possível renovar cada obra até o limite de dez vezes. Pode ser efetuada em qualquer biblioteca ou pela internet.
Reserva: o usuário poderá reservar obras que se encontrem emprestadas, até o limite de dez exemplares. Pode ser efetuada em qualquer biblioteca ou pela internet. O tempo de disponibilidade da reserva é de 24 horas, portanto o usuário deve acessar seu e-mail ou sua conta na Biblioteca (Acesso Usuário) diariamente para verificar se sua reserva já foi liberada.
Devolução: deve ser efetuada na biblioteca em que o material foi retirado. É de inteira responsabilidade do usuário o cumprimento dos prazos de devolução, que constam dos comprovantes impressos e também podem ser verificados através da Internet. Ressaltamos que o envio de e-mails de aviso de devolução é um serviço complementar da biblioteca, e não isenta o usuário do pagamento de eventuais multas, caso não seja recebido.
Exemplares cativos: no caso de títulos muito solicitados, reserva-se um exemplar para consulta local; as dissertações e teses da UFC só são liberadas para empréstimo quando a biblioteca possui mais de um exemplar, para que sempre haja um exemplar disponível na biblioteca.
Horários de Atendimento:
Período Letivo: 2ª a 6ª – das 07:30 às 21:00
Sábados – das 07:00 às 11:00 (Sala de Estudos)
Período Férias Escolares : 2ª a 6ª – das 08:00 às 12:00 - das 13:00 às 17:00