1° Encontro da Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa) em Russas

Nesta sexta (19/08), tivemos o primeiro encontro da Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa) em Russas. A CASa é o programa de desenvolvimento e formação docente da UFC. Este programa oferece um amplo e diversificado leque de atividades de caráter contínuo, dialógico e formativo com o propósito de construção cooperativa, envolvendo: docentes (novatos e veteranos), discentes (de graduação e de pós-graduação), técnicos-administrativos das diversas unidades acadêmicas da UFC e, está aberta, também, à participação da comunidade.

Este primeiro evento abordou o tema da aprendizagem cooperativa, ministrado pela equipe do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) da UFC, contou com a participação do responsável pelo projeto Hermany Rosa Vieira e sua equipe.

Com este evento, foi possível apresentar aos professores participantes a metodologia utilizada no PACCE. O PACCE tem como objetivos principais:

• Definir, propor, organizar e coordenar ações voltadas à formação contínua de professores da UFC, numa perspectiva dialógica, cooperativa e significativa, visando ao constante aprimoramento da graduação;
  • Viabilizar o desenvolvimento do protagonismo estudantil, por meio da formação de estudantes para atuação em redes cooperativas, com o desenvolvimento de habilidades sociais, autonomia intelectual e melhor integração ao ambiente acadêmico;
  • Contribuir para a elevação da qualidade acadêmica dos cursos de graduação da UFC, mediante a participação e a colaboração efetivas de estudantes de mestrado e doutorado em ações voltadas àgraduação, especialmente em atividades relacionadas ao ensino e à aprendizagem;
  • Desenvolver estratégias de articulação da UFC com a Educação Básica, especialmente com a Rede Pública de Ensino, para incentivo ao ingresso de alunos na Universidade e redução de riscos de evasão.

Mais informações disponíveis em: http://www.casa.ufc.br/

19 de Agosto de 2015