Projeto GDS lança mapeamento dos pontos de coleta de materiais em Russas/CE

imagem de um celular mostrando um mapa

Um dos fatores pelos quais as pessoas não realizam a reciclagem é por falta de informação. Segundo uma pesquisa realizada em 2019 pelo Instituto Ipsos, mostrou que 54% dos brasileiros não entendem como funciona a reciclagem em sua região (no restante do mundo, esse índice é de 47%, em média) (MARASCIULO, 2020).

Diante disso, o Grupo de Desenvolvimento em Sustentabilidade (GDS) realizou o mapeamento dos pontos de coleta de materiais na cidade de Russas-CE, cujo principal objetivo é mapear e traçar rotas para os diversos pontos de coleta na cidade, possibilitando que a população tenha acesso aos locais de coleta de materiais recicláveis e demais ecopontos localizados na região, potencializando assim a reciclagem desses resíduos. Ainda, o mapa apresenta as organizações da região que aderiram a coleta seletiva, como também, borracharias e oficinas que participam da logística reversa dos pneus. Além disso, são apresentadas as Áreas de Preservação Permanente (APP) em zona urbana. Em cada ponto de coleta há informações a respeito dos materiais coletados e imagens do local e/ou explicativas. O grupo buscou seguir as diretrizes do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) no desenvolvimento dos ícones, com o intuito de tornar a identificação dos pontos de forma intuitiva.

Para o desenvolvimento do mapa, foi utilizado a ferramenta My Maps, um serviço do Google que permite criar e personalizar mapas da forma que preferir. Espera-se que, ao longo do ano, o projeto desenvolva um aplicativo com essas informações do mapa e demais funcionalidades, de forma a contribuir com a coleta seletiva e fornecer informações a população a respeito da reciclagem no município.

Link do mapa:

Fonte: Grupo de Desenvolvimento em Sustentabilidade (GDS) - Contato: gdsustentabilidade@gmail.com

31 de Janeiro de 2023