Professor do Campus de Russas publica artigo em revista com classificação de excelência pela CAPES

O Prof. Dr. Marcos Vinícius de Andrade Lima da Universidade Federal do Ceará, Campus de Russas, acaba de publicar um artigo na Revista Práxis Educativa, que possui classificação de excelência pela CAPES(Qualis A1), o trabalho é fruto das pesquisas realizadas em colaboração com Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE), Andrea Chagas Alves de Almeida (UNIFOR),Thales Mesquita Sousa (UFC), integrantes do Laboratório de Analítica, Tecnologia Educacional e Software Livre (UECE).

O artigo traz uma reflexão sobre como os dados estão sendo utilizados em pesquisas com LA, na área de conhecimento das Ciências Humanas e Sociais, e quais cuidados éticos estão sendo empregados nessas pesquisas, de modo a garantir a segurança das informações manuseadas, além da proteção de todos os envolvidos, tudo de acordo com o rigor científico.

Assim, a utilização desses dados precisa ser norteada por preceitos éticos bem definidos, porém, na realidade brasileira ainda existem lacunas nas resoluções específicas para a área de conhecimento das Ciências Humanas e Sociais (CHS), incluindo o campo da LA, fato que gera este ensaio, que pretende inter-relacionar as normas éticas e o campo da LA.

No Brasil, a Resolução 510/2016 regulamenta as investigações no HSS,mas sua abordagem é superficial e não há preocupação com pesquisas baseadas em dados coletados por meio digital. Recentemente, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (13.709/2018) demonstra a preocupação com esse cenário, defendendo a necessidade de consentimento para uso dos dados pelos envolvidos, transparência, garantia do anonimato das pessoas, proteção da vida ou da segurança física dos aos envolvidos, garantia de prevenção e segurança de fraudes por parte do titular, sempre em prol do desenvolvimento científico, como o previsto no Código de Conduta para Learning Analytics.

Assim, apesar de embrionária, a iniciativa brasileira já é um avanço para que pesquisadores da área utilizem dados com base no rigor ético e científico.

Para ter acesso ao trabalho completo acesse o Link para a página do artigo na revista:https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/21370

Fonte:Prof. Dr. Marcos Vinícius de Andrade Lima; contato:marcos.vinicius@ufc.br

08 de Março de 2023