Meninas Digitais do Vale e Mulheres de Aço promovem na terça (16) Roda de Conversa sobre maternidade com pesquisadoras renomadas

identidade visual do evento

O que acontece com a carreira das mulheres quando se tornam mães?

Este é um questionamento que toda mulher, principalmente aquelas que almejam ser mães, pensam em algum momento de sua vida. Neste mês das mães, os projetos Meninas Digitais do Vale e Mulheres de Aço realizarão na próxima terça-feira, 16 de maio, às 16 horas, na Sala de Videoconferência do Campus da UFC em Russas, a uma Roda de Conversa com o tema “Como a maternidade impacta a carreira das mulheres?”.

As convidadas são: Carla Freitas de Andrade, Letícia Machado, Luciana Zaina e Anna Beatriz Marques; três mulheres, mães e pesquisadoras inspiradoras. A pandemia trouxe visibilidade para a maternidade no ambiente acadêmico e profissional, deixando evidente muitos desafios e superações. Vamos aproveitar para discutir cada vez mais sobre maternidade em todos os espaços em que as mulheres estão presentes.

• Quando? 16/05/2023 (terça-feira)
  • Que horas? De 16h às 17h30
  • Onde? Sala de Videoconferência da Unidade 2 (Campus da UFC em Russas)
  • Evento aberto ao público.

Sobre as nossas participantes:

• Carla Freitas de Andrade é bolsista de produtividade PQ do CNPq na área de energia eólica. É professora Associada IV da Universidade Federal do Ceará, do Departamento de Engenharia Mecânica. Mãe da Joana, da Laura e do Gabriel.
  • Letícia Machado é mãe da Laura, Doutora em Ciência da Computação pela PUCRS. Atualmente é professora na Faculdade de Computação da UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) e Embaixadora do Parent in Science, um movimento que surgiu com o intuito de levantar a discussão sobre a maternidade e a paternidade dentro do universo da ciência do Brasil.
  • Luciana Zaina é professora associada do Departamento de Computação e líder do grupo de pesquisa UXLeris, na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), campus de Sorocaba. Luciana é casada com Fábio a 25 anos, mãe de Murilo, 19 anos, e Vinícius, 14 anos. É bolsista produtividade em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora do CNPq desde 2020.
  • Anna Beatriz Marques é mãe da Camila e professora adjunta da Universidade Federal do Ceará - Campus de Russas. É coordenadora do projeto Meninas Digitais do Vale, onde realiza ações voltadas à diversidade de gênero com foco em mulheres.

Fonte: Anna Beatriz Marques, docente do Campus da UFC em Russas e coordenadora do projeto Meninas Digitais do Vale - Contato: beatriz.marques@ufc.br

12 de Maio de 2023