Consulta para escolha de novos dirigentes de unidades acadêmicas da UFC ocorre nesta terça-feira (29)

A Universidade Federal do Ceará dá continuidade ao processo de definição dos novos diretores e vice-diretores de seus centros, faculdades, campi e institutos, para mandato no período 2023-2027. Nesta terça-feira (29), ocorrerá a consulta à comunidade interna sobre os nomes que deverão constar nas listas tríplices de cada unidade, a partir das quais os novos gestores serão nomeados. A inscrição dos candidatos ocorreu no dia 9 de agosto.

A consulta é facultativa às unidades acadêmicas. Nas que optarem por realizá-la, a votação terá início às 8h, encerrando, no máximo, às 21h, a critério de cada uma. Caso a unidade opte por não realizar a consulta, as listas tríplices serão elaboradas sem esta etapa pelos conselhos de cada centro, faculdade, instituto ou campus.

votação será eletrônica, através do sistema Helios, disponibilizado pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) da UFC. Os votos serão colhidos por categoria (servidores docentes, técnico-administrativos e estudantes) e de forma separada por unidade.

De acordo com a STI, as pessoas que estão aptas a votar já receberam, no e-mail que está cadastrado no SIGAA, as orientações para participar. Recomenda-se verificar tanto na caixa de entrada quanto na de spam.

Caso não tenha recebido, o participante deve procurar a Central de Relacionamento da STI, através do número (85) 3366-9999, que também funciona como contato no WhatsApp.

Após a votação, a STI passará os números absolutos dos resultados para cada unidade, e estas serão responsáveis pelo cômputo do resultado final e da divulgação.

Informações sobre as chapas concorrentes devem ser obtidas diretamente nos sites e demais canais de comunicação dos centros, campi, faculdades e institutos.

COMO É O PROCESSO – De acordo com a Resolução nº 21/CONSUNI, de 24 de julho de 2023, após a consulta à comunidade (optativa), os conselhos das unidades acadêmicas deverão elaborar listas tríplices. A votação entre os membros dos colegiados é secreta e uninominal.

As listas devem ser enviadas, até o dia 18 de setembro, para o reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, a quem cabe a nomeação dos novos diretores e vice-diretores.

Todas as unidades acadêmicas elaborarão suas listas, com exceção do Campus de Itapajé, que ainda se encontra em processo de implantação.

Mais detalhes sobre o processo podem ser vistos na Resolução nº 21/CONSUNI.

Fonte: Gabinete da Reitoria da UFC – fone: (85) 3366 7307

29 de Agosto de 2023