ENADE 2023: prazo para preenchimento do Questionário do Estudante começa nesta sexta (01/09/23)

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) consiste na avaliação do estudante, do curso e da instituição. O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

A estrutura do exame consiste em:

• Questionário do estudante (01/09 à 25/11) - levantamento de informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos.
  • Prova (26/11) - com 40 questões entre elas de formação específica e geral

Quem deve fazer?

Alunos da Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica que possuem 80% ou mais de carga horária na progressão de curso, ou seja, estudantes que tem previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho/2024.

Os resultados serão utilizados para cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.  A nota é utilizada como peso em editais para concessão de bolsas. O ENADE é Componente curricular obrigatório, indispensável para conclusão de curso.

Acesse o Edital Nº 37/23

Fonte: Coordenação de Comunicação e Produção Cultural da UFC - Campus de Russas. Contato: comunicacao.russas@ufc.br

31 de Agosto de 2023