UFC Informa disponibiliza painéis estratégicos de comunicação; ferramenta reúne indicadores de atividades e canais geridos pelo setor

A Coordenadoria de Comunicação e Marketing da Universidade Federal do Ceará (UFC Informa) passou a contar recentemente com uma área específica nos Painéis Estratégicos da UFC – plataforma que disponibiliza informações aos gestores da Instituição a fim de auxiliá-los na tomada de decisão e que consiste, também, em um canal de prestação de contas com a sociedade.

Nos Painéis de Comunicação e Marketing, há uma série de dados divididos em três campos: Notícias, que contabiliza o conteúdo e a audiência do Portal da UFC e da Agência UFC; UFC na Mídia, que mostra a quantidade e a avaliação qualitativa de notícias sobre a UFC publicadas por veículos de imprensa, além de números de atendimentos à imprensa e de cadastros no Guia de Fontes; e Mídias Sociais, onde é possível acessar informações sobre postagens, número de seguidores, alcance e engajamento dos perfis oficiais da UFC nas plataformas Instagram, Facebook, LinkedIn, X (ex-Twitter) e YouTube. Posteriormente, outras informações deverão ser acrescentadas. A atualização dos dados deverá ser feita trimestralmente.

Os dados mostram, por exemplo, que em 2022 – mesmo com as restrições de publicação devido ao defeso eleitoral (de julho a outubro) – foram publicadas mais de 800 notícias no Portal da UFC, que teve mais de 1 milhão de usuários no ano passado. No mesmo período, os veículos de imprensa externos publicaram mais de 25 mil notícias citando a UFC, sendo que a ampla maioria delas foi considerada positiva (65,4%) ou neutra (32,3%) e apenas 2,3% das notícias foram consideradas negativas.

Em relação às mídias sociais, atualmente a UFC tem mais de 500 mil seguidores quando somados todos os seus canais. No Instagram, por exemplo, a Instituição tem o quinto maior perfil do País entre as universidades federais, com 144,6 mil seguidores (até junho de 2023) e um engajamento médio mensal superior a 8% (geralmente, um engajamento médio a partir de 6% no Instagram é considerado excelente por analistas de mídias sociais).

CONTEXTO – A mensuração e a avaliação de canais, produtos e serviços atualmente é uma tendência na área de comunicação organizacional e está em consonância com as práticas de governança. A ideia é que essas informações possam auxiliar equipes e gestores na compreensão das atividades desenvolvidas, bem como no acompanhamento dos resultados, na análise de cenários e na tomada de decisões.

O lançamento dos Painéis de Comunicação e Marketing era uma das ações previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2027 da UFC, a fim de “dar transparência às ações da comunicação e repercussão do trabalho realizado”. O projeto foi tratado como prioridade pelo setor e representa o desdobramento do trabalho de monitoramento que já vinha sendo feito há alguns anos e que está registrado em relatórios internos da coordenadoria.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing (UFC Informa) – e-mail: coordenacao.ufcinforma@ufc.br

21 de Setembro de 2023