Pesquisadores do Campus de Russas realizam missão técnica na França

A Profª Mylene Vieira e o pesquisador Ryan Araújo de Matos, do Curso de Engenharia Civil do Campus da UFC em Russas, realizaram missão técnica na França com o intuito de desenvolverem estudos sobre comportamento dinâmico de compósitos avançados nanomodificados. Os estudos no país europeu tiveram início no dia 28 de novembro e se estenderam por duas semanas.

A missão ocorre no âmbito do projeto "Ferramentas avançadas de gestão para mitigação de impactos ambientais: energia verde e materiais inteligentes para monitoramento de infraestrutura", resultado de  colaboração entre UFC, Institut National des Sciences Appliquées de Rouen (INSA) e Universidade de Rouen, na França, com financiamento da  Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). A parceria se enquadra no cenário estratégico do Ceará para liderar as tecnologias que envolvem a produção de energia limpa, desde a própria geração de energia até a infraestrutura necessária para a sua distribuição.

Os estudos visam compreender as respostas dinâmicas e o comportamento de fadiga de um compósito cimentício nanomodificado para emprego no monitoramento de torres eólicas, por exemplo. O material auto sensorial foi desenvolvido no Laboratório de Reabilitação e Digitalização das Construções (LAREB), no Campus da UFC em Russas, e tem como principal vantagem eliminar a necessidade de sensores elétricos nas construções, fazendo com que o próprio concreto seja um sensor. Trata-se de uma aposta inovadora para o monitoramento em tempo real e a longa distância da segurança de estruturas tão esbeltas quanto as torres eólicas.

Os pesquisadores trabalharam no Laboratório de Caracterização Estrutural da Universidade de Rouen e estiveram em contato também com os cientistas do INSA. Para Ryan Araújo, "participar de um projeto de tamanha importância tecnológica é um presente imensurável que a UFC me proporcionou durante minha formação, e que terá lugar, sem dúvidas, na minha carreira como pesquisador", acredita.

Fonte: Prof. Esequiel Mesquita, do Campus da UFC em Russas - email: emesquita@ufc.br

15 de Dezembro de 2023