Reitoria oficializa junto à CAPES saída da UFC do programa Universidade Aberta do Brasil; modelo próprio de EaD será desenvolvido

O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Custódio Almeida, oficializou nessa segunda-feira (18), em reunião realizada no Gabinete da Reitoria, a desvinculação da Instituição do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). O dirigente fez a comunicação a coordenadores da área de ensino semipresencial da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O programa vinha sendo executado pelo Instituto UFC Virtual, por meio da adesão a editais para a oferta de cursos de graduação na modalidade de Educação a Distância (EaD).

Em novembro deste ano, o reitor encaminhou o Ofício 567/2023/GR/REITORIA à CAPES informando as motivações pelas quais a UFC saiu do programa e ressaltando a busca por um modelo próprio de Educação a Distância. Durante a reunião, a administração superior da UFC reiterou aquilo que apresentou no documento, reforçando a intenção de trabalhar no desenvolvimento de um modelo próprio e com mais sustentabilidade para o ensino semipresencial, garantindo a excelência pedagógica e a qualidade da formação.

Custódio Almeida explicou aos representantes da CAPES que o modelo atual, por se tratar de um programa, não estava conseguindo atender satisfatoriamente às questões relacionadas a financiamento e vínculos de estudantes e de trabalhadores. “É preciso repensar e investir em uma EaD que garanta qualidade e continuidade, com a excelência que a sociedade espera da UFC. A gente pode fazer um ensino semipresencial estável, integrado com o presencial, que ajude os professores a repensarem seus recursos didáticos. Será um desafio para nós”, ressaltou o reitor.

Ao concordar com a elaboração de um modelo próprio para a UFC, a diretora de Educação a Distância da CAPES, Suzana dos Santos Gomes, destacou que a expectativa é que as universidades institucionalizem cada vez mais seus modelos de EaD. “Isso fará o sistema funcionar de maneira mais garantida e harmoniosa. Não há o mínimo interesse nosso em evitar, mas em estimular essa institucionalização”, disse. Suzana Gomes frisou ainda que o programa UAB, ao expandir a modalidade EaD pelo Brasil, tem sido fundamental no cumprimento de metas do Plano Nacional de Educação (PNE) que não conseguem ser supridas apenas com o ensino presencial.

O pró-reitor de Graduação da UFC, Prof. Davi Romero, explicou que não foi fácil tomar a decisão de não aderir mais aos editais vigentes da UAB. Entretanto, diante da realidade orçamentária da CAPES e de outras instituições, além de um “desencantamento” de algumas pessoas com o ensino superior no pós-pandemia, ele compreende que agora seria o momento de repensar a experiência desse tipo de aprendizagem na UFC. “Ao mesmo tempo em que sair nos angustia, também nos dá muita vontade de realizar”, destacou.

O Prof. Davi acrescentou que, internamente, há um consenso de que a UFC deve “repensar e abraçar” a missão de fazer o próprio modelo de EaD, com a oportunidade de discuti-lo e aprimorá-lo constantemente. O reitor Custódio Almeida explicou que o objetivo será, principalmente, “fortalecer o Instituto UFC Virtual para dar a ele a dimensão para a qual foi projetado”.

A audiência com a CAPES contou também com a participação do chefe de Gabinete do Reitor, Prof. Carlos Almir Monteiro; do pró-reitor adjunto de Graduação, Prof. Hermógenes David; do diretor do Instituto UFC Virtual, Prof. Gabriel Paillard; do vice-diretor do Instituto UFC Virtual, Prof. Ernesto Trajano; do docente do Instituto UFC Virtual, Prof. Henrique Silva; da secretária acadêmica do Instituto UFC Virtual, Gláucia Menezes; e do coordenador de Articulação de Programas e Cursos EaD da CAPES, Luiz Alberto Rocha de Lima.

Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: greitor@ufc.br

20 de Dezembro de 2023