Reitor recebe comitiva de Russas para tratar da implantação do curso de Medicina no município

O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Prof. Custódio Almeida, recebeu, na manhã desta terça-feira (16), representantes políticos e da área de saúde de Russas para tratar da instalação do curso de Medicina no município. No encontro, articulado pelo deputado estadual (licenciado) Salmito Filho, atual secretário de Desenvolvimento Econômico do Ceará, e pelo prefeito de Russas, Sávio Gurgel, a comitiva apresentou as demandas da população, referentes à instalação do curso, e teve a oportunidade de conhecer os planos da UFC para possibilitar a chegada da graduação em Medicina no município.

Conforme o reitor Custódio Almeida, a proposta de instalar o curso no Campus de Russas surgiu a partir de uma demanda de distribuição do ensino superior público em Medicina no Estado. Atualmente, as regiões norte e centro-sul do Ceará estão cobertas pelos cursos de Medicina da UFC Sobral e da Universidade Federal do Cariri (UFCA) respectivamente. Entretanto, na região do Vale do Jaguaribe, onde fica localizado o município, ainda não há nenhum curso de Medicina público.

“A cobertura atual de demanda de Medicina pública do Estado do Ceará deixa a região do Vale do Jaguaribe descoberta. Se a gente instala um curso de Medicina em Russas, a gente cobre esse déficit no Estado do Ceará”, ressaltou o reitor. A partir dessa demanda, Custódio explicou que o plano de instalação do curso no campus foi inserido na proposta do Novo PAC do Governo Federal, que prioriza a consolidação e a reestruturação das universidades e dos hospitais universitários do país. No momento, a Universidade aguarda a aprovação do PAC para prosseguir com os trâmites necessários para uma futura aprovação e instalação do curso.

Ao apresentar as demandas da população, o prefeito de Russas, Sávio Gurgel, ressaltou que a chegada do curso seria uma forma de desenvolver mais a educação superior na região do Vale do Jaguaribe e de dar oportunidade aos estudantes do município e das cidades vizinhas de cursar Medicina mais perto de casa. “Hoje o município de Russas banca transporte universitário com recurso próprio para os estudantes fazerem cursos em outras cidades. Com a chegada do curso de Medicina, o nosso município seria mais próspero”, destacou.

Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, o deputado estadual Salmito Filho colocou-se à disposição, junto com toda a comitiva de Russas, para contribuir com o que for necessário para tornar a proposta uma realidade. “Uma faculdade de Medicina é importante em qualquer lugar. Ainda mais em uma região que está mais distante das três regiões metropolitanas do Ceará”, frisou, referindo-se a Fortaleza, Sobral e Cariri, onde há cursos de Medicina públicos. Salmito Filho também ressaltou a presença do Hospital Regional Vale do Jaguaribe na região, que poderia auxiliar na futura demanda dos estudantes do curso.

Na reunião também estiveram presentes os vereadores de Russas Paulo Santiago e Serginaldo Matoso, que colocaram o poder legislativo do município à disposição para viabilizar o projeto, além do diretor e da diretora do Hospital e Casa de Saúde de Russas, Paulo Campelo Bessa e Guida Maia, unidade filantrópica com atendimento total pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que também pretendem dar toda a contribuição necessária para a chegada do curso em Russas.

Além de Medicina, devem ser implementadas outras duas graduações, seguindo os planos de consolidação dos campi do interior que preveem a instalação de pelo menos oito graduações em cada campus. A ideia é que sejam formações que tenham conexão com a região. O prefeito Sávio Gurgel, durante o encontro, lembrou da importante atuação de Russas na produção de energia solar. Diante da informação, uma das possibilidades apresentadas por Custódio foi a implantação de uma graduação em Energias Renováveis. Atualmente, o Campus de Russas possui cinco cursos: Engenharia de Software, Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção.

Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: greitor@ufc.br

17 de Janeiro de 2024