UFC anuncia concessão do Auxílio Ingressante para beneficiar todos os alunos de baixa renda com entrada no SISU 2024

Todos os novos alunos de baixa renda da Universidade Federal do Ceará (UFC) que vão entrar pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2024 terão direito ao Auxílio Ingressante. O benefício compreende um valor de R$ 500 e isenção de almoço e jantar no Restaurante Universitário (RU). A novidade foi anunciada na manhã desta quinta-feira (18) pelo reitor da UFC, Prof. Custódio Almeida, durante reunião com os titulares da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), Prof. Davi Romero; e da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE), Prof. Bruno Rocha.

A estimativa inicial é de que 1.667 estudantes sejam beneficiados, considerando que a UFC está disponibilizando 6.278 vagas no SISU, sendo 3.226 para cotistas em geral (alunos que fizeram todo o ensino médio em escola pública) e, desses, 1.667 se enquadram na categoria de baixa renda (alunos oriundos de famílias com renda per capita de até um salário mínimo).

Do número inicial estimado de 1.667 estudantes a serem contemplados, 1.260 são os ingressantes do primeiro semestre e receberão o auxílio por 10 meses (de março a dezembro). Os 407 que entrarão no segundo semestre receberão de julho a dezembro. Esses novos alunos ainda neste semestre poderão se candidatar aos demais auxílios e, no segundo semestre, vão poder concorrer também às bolsas que a UFC já disponibiliza em seus programas de assistência estudantil.

Esse número estimado pode aumentar em razão de alunos cotistas que venham a conseguir nota suficiente para ingresso pela ampla concorrência, abrindo mais lugar nas cotas.

Veja imagens da reunião no Flickr da UFC

No total, para o Auxílio Ingressante, a UFC vai destinar R$ 15,35 milhões, sendo R$ 7,35 milhões relativos ao auxílio em dinheiro e R$ 8 milhões referentes à alimentação no RU. Os recursos são provenientes do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e de orçamento próprio da Universidade.

Para o reitor Custódio Almeida, o novo auxílio vem a ser uma medida importante no desafio de garantir a permanência de estudantes de baixa renda na Universidade.

O reitor explicou ainda que, para viabilizar a concessão do auxílio ingressante aos alunos em 2024, será adicionado um anexo à Resolução nº 08/2013, já existente, que trata do PNAES, e será levado à apreciação do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPE) em fevereiro próximo.

O pró-reitor de Assistência Estudantil, Prof. Bruno Rocha, considera que o Auxílio Ingressante é uma forma de acelerar e desburocratizar o acesso dos novos alunos a benefícios.

AUXÍLIO-CRECHE – Na mesma reunião, o reitor Custódio Almeida anunciou o aumento do valor do Auxílio-Creche, que passará R$ 281 para R$ 400. Além disso, as crianças até 6 anos de idade, filhas de discentes, terão direito também à alimentação gratuita no Restaurante Universitário.

Fonte: Gabinete da Reitoria – fone: (85) 3366 7307 / e-mail: greitor@ufc.br

19 de Janeiro de 2024