Bibliotecas realizam inventário de 22 de janeiro a 23 de fevereiro; funcionamento das unidades será restrito

Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará (SiBi-UFC) realizará, a partir de 22 de janeiro, o inventário de seu patrimônio bibliográfico. A atividade é realizada anualmente e tem por objetivo reunir informações para prestação de contas ao Tribunal de Contas da União (TCU); controlar o acervo bibliográfico patrimoniado do SiBi-UFC; verificar perdas, baixas e transferências de materiais bibliográficos; e coletar dados para avaliação e desenvolvimento das coleções. A conclusão do inventário de 2024 está prevista para 23 de fevereiro.

Durante o período, as bibliotecas da UFC funcionarão exclusivamente para a devolução de materiais, regularização de débitos e emissão de declaração de quitação (nada consta). Não será possível realizar consulta local ao acervo e empréstimo de materiais ou utilizar as salas de estudo que tenham conexão com o acervo.  As bibliotecas que possuem salas de estudo externas poderão disponibilizá-las aos usuários. A renovação de obras pela internet continuará disponível, assim como a regularização de débitos e emissão de declaração de quitação, que também podem ser feitas de forma remota.

Usuários da biblioteca que, porventura, tenham reservas de materiais liberadas durante o período do inventário devem aguardar até o término da atividade para realizar o empréstimo das obras. Não serão cobradas multas referentes ao intervalo de realização do inventário.

Fonte: Divisão de Acervo e Representação da Informação (DARIN) do Sistema de Bibliotecas da UFC – e-mail: darin@ufc.br

19 de Janeiro de 2024