Pró-Reitorias da UFC visitam o Campus de Russas para apresentação da equipe e Planejamento para o ano de 2024

Em ocasião da vinda para a cerimônia de colação de grau da UFC Russas, ocorrida no dia 23 de janeiro de 2024, a vice-reitora e alguns pró-reitores(as) se reuniram com servidores docentes e servidores técnico-administrativos do campus. Compondo a administração superior da universidade, a reunião contou com a presença do professores Davi Romero (Pró-reitoria de Graduação - Prograd), Bruno Anderson (Pró-reitoria de Assistência Estudantil - PRAE), Bernadete Porto (Pró-reitoria de Exensão), Sandro Thomaz Gouveia (Pró-reitoria de cultura), Diana Azevedo (Vice-reitoria e Pró-reitoria de relações interinstitucionais - Prointer) e José Barros Neto (Prointer). Já do campus de Russas estiveram presentes o diretor e vice-diretor do campus - professor Cândido Lobo e Pablo Soares -, coordenadores e secretários de cursos, somando-se também a equipe da Assistência Estudantil e coordenação da Extensão.

As apresentações foram iniciadas com o prof. Davi Romero (Prograd), que apresentou os desafios da pró-reitoria, citando, além das altas taxas de evasão e retenção estudantil, o não preenchimento de vagas como um fenômeno nacional. Falou da articulação que tem mantido com as demais pró-reitorias, citando o exemplo da PRAE, a fim de otimizar tempo e minimizar a duplicidade de trabalho nas análises documentais de estudantes com perfil para benefícios de bolsas e auxílios.

Em seguida, o prof. Bruno Anderson (PRAE) expôs algumas mudanças relativas ao entendimento da UFC para a execução do Plano Nacional de Assistência Estudantil - PNAES. Dentre essas mudanças estão a realocação de recursos da Bolsa de Iniciação Acadêmica - BIA para a criação de um novo benefício denominado auxílio-ingressante, cujo perfil seria o dos estudantes cotistas de baixa renda. Falou também sobre a reestruturação da PRAE e da necessidade e interesse de uma maior articulação entre capital e os campi do interior, assim como da necessidade de uma padronização de equipe mínima dos profissionais da Assistência Estudantil, frisando para a necessidade da presença de pedagogos nessas equipes.

Já a prof. Bernardete Porto (PREX) enfatizou a importância da presença das mulheres na administração superior da universidade e citou o fato de ter sido a primeira mulher da Faculdade de Educação - FACED a ocupar o cargo. Falou dos desafios dessa pró-reitoria e da necessidade de otimizar a comunicação com coordenadores e coordenadoras de projetos, sinalizando que o processo de curricularização da extensão deve ter uma maior ênfase pedagógica, e não meramente técnica, de modo a não colocar o lugar da extensão como um apêndice das atividades acadêmicas.

O prof. Sandro Gouveia (Procult) apontou para a própria criação recente da pró-reitoria de cultura e falou dos diferentes eixos que serão trabalhados nela, cabendo ao campus de Russas, especialmente o eixo de memória e patrimônio, visto já haver uma articulação para a criação do Memorial no campus.

Por fim, a prof. Diana de Azevedo (Vice-reitoria e Prointer) e o prof. José de Paula Neto (Prointer) falaram brevemente da função dessa pró-reitoria e do desejo de maior articulação com os campi do interior, especialmente em questões concernentes ao apoio e assistência dos estudantes estrangeiros.

A reunião se encerrou com a sinalização de que o contato das pró-reitorias com os campi do interior devem ser intensificados, a fim de otimizar processos, as relações de trabalho e a resolução de demandas.

Fonte: Maryane Brito de Vasconcelos; Paulo Henrique Albuquerque do Nascimento; Michelle Guerra Vale; João Igor Bezerra Soares; Secretaria Geral do Campus da UFC em Russas - Contatos: (88) 3411.9203/ 9205 ; e-mail: admrussas@ufc.br.

26 de Janeiro de 2024