Saúde dos estudantes: Centro de Especialidades Médicas da UFC passará a ofertar consultas de enfermagem para alunos

O Centro de Especialidades Médicas da Universidade Federal do Ceará (CEMUFC), que oferta atendimento interdisciplinar para estudantes de graduação, terá um novo tipo de serviço: consultas de enfermagem com foco na promoção da saúde. O serviço estará disponível a partir de 5 de fevereiro, de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h.

Assim como os demais serviços do CEMUFC, as consultas de enfermagem são voltadas para estudantes de graduação, uma comunidade que soma cerca de 29 mil pessoas na UFC. O atendimento deve ser agendado pela internet, via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). As vagas disponíveis são atualizadas às sextas-feiras.

De acordo com as enfermeiras do CEMUFC, a consulta de enfermagem consiste em uma avaliação ampliada do paciente, com foco nas necessidades de saúde do discente. O serviço de enfermagem inclui etapas como histórico de enfermagem (compreendendo a entrevista); exame físico; diagnóstico de enfermagem; prescrição e implementação da assistência; e evolução de enfermagem.

SOBRE O CEMUFC – O Centro de Especialidades Médicas funciona na avenida da Universidade, 2635, ao lado da área 1 do Centro de Humanidades, no Campus do Benfica. Lá funcionam as especialidades de clínica médica, otorrinolaringologia e psiquiatria, além da equipe de enfermagem.

A unidade é vinculada à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE). Todas as consultas devem ser agendadas pelo SIGAA, ressaltando que o estudante possui direito ao serviço também durante as férias.

SERVIÇO: Consultas de enfermagem no CEMUFC.

Onde: avenida da Universidade, 2635, Campus do Benfica, em Fortaleza.

Quando: a partir de 5 de fevereiro, de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h.

Agendamento: via SIGAA, às sextas-feiras.

Público: estudantes de graduação da UFC.

Contatos: (85) 3366-9279 / estudantescemufc@ufc.br

Fonte: Josaína Dias, enfermeira e servidora do CEMUFC – fone: (85) 3366-9279