Divulgado edital do Auxílio Ingressante; estudantes aptos que confirmarem matrícula podem solicitar a partir de segunda-feira (26)

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE) da Universidade Federal do Ceará divulgou, nesta sexta-feira (23), o edital de chamada pública do Auxílio Ingressante. Podem solicitar o benefício, de 26 de fevereiro a 4 de marçoestudantes que ingressaram ou se inscreveram, pela primeira vez na UFC pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2024, nas modalidades de cota escola pública e baixa renda.

As inscrições devem ser feitas pelo Portal do Discente do SIGAAapenas por estudantes que já tiverem confirmado presencialmente a matrícula, na coordenação do curso, de 26 de fevereiro a 1º de março.

O Auxílio Ingressante, no valor de R$ 500, visa dar apoio financeiro aos estudantes dos cursos de graduação presencial, em situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada, contribuindo para um desempenho acadêmico satisfatório, reduzindo o risco de evasão e propiciando a conclusão do curso em tempo hábil.

O público-alvo do benefício são os aprovados na UFC pelo SISU 2024 nas modalidades de cota escola pública e baixa renda (LB), ou seja, LB_PPI, LB_Q, LB_PCD, LB_EP.

Além deles, também estão aptos a pleitear o Auxílio Ingressante aqueles que ocuparam vagas na ampla concorrência ou em outra modalidade de cota, desde que inscritos no SISU 2024 nas modalidades de cota escola pública e baixa renda.

A Lei nº 14.723, de 13 de novembro de 2023, que alterou a Lei de Cotas, determinou a priorização dos estudantes cotistas de baixa renda para o recebimento de auxílio estudantil de programas desenvolvidos nas instituições federais de ensino (art. 7º-A).

Mais informações sobre o Auxílio Ingressante, incluindo o passo a passo para inscrição, estão no site da PRAE.

Fonte: Divisão de Benefícios e Moradia da PRAE – e-mail: dibem.case@ufc.br

26 de Fevereiro de 2024