Reitoria realiza eleição para representantes de docentes EBTT e titulares no CONSUNI; inscrições acontecem de 24 a 28 de fevereiro

A Universidade Federal do Ceará (UFC) divulgou, nesta sexta-feira (23), chamada pública destinada à escolha dos membros representantes da carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) e da Classe Titular do Magistério Superior para o Conselho Universitário (CONSUNI).

O processo eleitoral tem como objetivo preencher uma vaga titular e uma vaga suplente de cada representação. Os representantes eleitos terão um mandato de dois anos, prazo contado a partir da data de posse na instância deliberativa, sendo permitida apenas uma recondução por igual período. Confira o Edital nº 01/2024 do Gabinete da Reitoria.

O período de inscrição dos candidatos é de 24 a 28 de fevereiro. As candidaturas devem ser registradas pelos próprios candidatos durante o período estipulado no calendário eleitoral, mediante o preenchimento de um formulário eletrônico disponível aqui. As candidaturas registradas serão recebidas pela Comissão Eleitoral e, posteriormente, serão homologadas e publicadas no Portal da UFC, na seção “Acontece na Reitoria”, conforme estabelecido no calendário eleitoral (confira as datas em destaque no final da matéria).

Todos os docentes da carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e os da Classe Titular do Magistério Superior da UFC estão aptos a se candidatar e a votar em seus respectivos processos eleitorais. O processo de votação será realizado de forma direta, utilizando o sistema eletrônico Helios. Os docentes receberão as informações necessárias para acessar o sistema de votação no endereço de e-mail registrado no SIGAA.

Cada docente da carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, assim como da Classe Titular do Magistério Superior, poderá votar em apenas um candidato a representante da sua respectiva carreira. O candidato que obtiver o maior número de votos será eleito, e o segundo candidato mais votado ocupará a posição de suplente. Em caso de empate, será considerado eleito o candidato com mais tempo de efetivo exercício na UFC. Persistindo o empate, será considerado eleito o candidato mais velho.

Todo o processo será conduzido pela Comissão Eleitoral, nomeada por meio da Portaria nº 71/2024, assinada pelo reitor Custódio Almeida.

CALENDÁRIO – Confira abaixo as principais datas do cronograma:

• Período de inscrição dos candidatos: 24 a 28/2/2024

• Publicação das inscrições homologadas e indeferidas: 29/2/2024

• Prazo para interposição de recursos quanto ao resultado das inscrições: 1º/3/2024

• Resposta aos recursos apresentados: 2/3/2024

• Votação: 5 e 6/3/2024

• Apuração e publicação do resultado preliminar: 6/3/2024

• Prazo para interposição de recursos quanto ao resultado preliminar da eleição: 7/03/2024

• Homologação do resultado final da eleição: 8/03/2024.

Fonte: Gabinete da Reitoria – e-mail: greitor@ufc.br

26 de Fevereiro de 2024