Começam nesta quarta-feira (20) os EU 2019 de Fortaleza em formato online; o que você precisa saber para participar do evento

Têm início, nesta quarta-feira (20), os Encontros Universitários 2019 em Fortaleza, o maior evento de divulgação científica da Universidade Federal do Ceará, que, nesta edição, ocorre em formato on-line. A programação completa inclui palestras com grandes nomes da ciência, oficinas e atividades culturais virtuais, além das apresentações de trabalhos, nas modalidades oral e pôster. O acesso a toda essa programação é aberto ao público e pode ser feito através da canal criado para os EU 2019 no YouTube.

Neste primeiro dia de evento, a palestra magna que abre os Encontros ficará por conta da doutora em Demografia e professora associada da Harvard T. H. Chan School of Public Health, Márcia de Castro, trazendo o tema "Pandemia e saúde coletiva". A plenária terá mediação da professora Márcia Machado, do Departamento de Saúde Comunitária da UFC e ocorrerá das 10h às 12h, no canal criado para os EU 2019 no YouTube.

Além da palestra, toda a programação é aberta às comunidades interna e externa à Universidade. Para os alunos da UFC, em específico, a participação nas atividades dos EU2019, além de enriquecer a formação acadêmica, gerará créditos de atividades complementares. Serão 4 créditos por atividade, até o limite de 12.

"Apesar da pandemia, resolvemos pela realização dos Encontros Universitários 2019 em Fortaleza de forma virtual, superando os desafios impostos pelo isolamento social, como uma maneira de manter a mobilização da nossa comunidade acadêmica na promoção da ciência", defende o reitor da UFC, Cândido Albuquerque.

Para o reitor, o volume e a relevância dos trabalhos científicos inscritos para o evento justificam sua realização, e o formato on-line, reforça, dará um alcance ainda maior à produção feita na UFC. “São milhares de trabalhos inscritos para as apresentações remotas. Por isso, essa já é uma edição histórica: é a primeira vez que a Universidade Federal do Ceará faz um evento desse porte com transmissão online, o que permite que a produção dos nossos alunos e servidores seja conhecida por pessoas do Brasil e no exterior. Os Encontros Universitários são um momento único e valioso na vida dos estudantes da UFC, por isso reforço o convite para que todas e todos integrantes da comunidade acadêmica participem".

Os EU2019 tiveram 5.246 trabalhos homologados, registrando o recorde histórico do evento, que teve sua primeira edição em 2009. Os trabalhos inscritos serão divulgados nas modalidades comunicação oral, pôster e apresentação artística.

PÔSTERES - Os participantes que se apresentarem na modalidade pôster estão com seus trabalhos divididos em 14 fóruns. Nesses espaços, os pôsteres podem receber perguntas e comentários de pessoas identificadas por meio do SI3. As respostas às questões podem ser dadas ao longo dos três dias do evento, com possibilidade de interação e debates em torno do conhecimento produzido. A comissão organizadora dos EU 2019 fez um manual de uso da pataforma de apresentação de pôsteres que mostra, por exemplo, como encontrar um trabalho e fazer e responder a comentários.

COMUNICAÇÕES ORAIS - Nesta edição, os 1.516 trabalhos inscritos para comunicação oral serão apresentados em formato de videoconferência. A programação completa das apresentações orais e o link de todas as salas virtuais das videoconferências estão disponíveis na plataforma virtual.

Haverá uma sala de videoconferência para cada sala física que existiria caso o evento fosse realizado presencialmente. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), responsável pela organização dos EU 2019, alerta sobre a importância de os autores dos trabalhos estarem na sala virtual no horário exato marcado para sua apresentação, onde serão avaliados em tempo real.

SESSÕES TEMÁTICAS - As apresentações orais também contarão com sessões temáticas, que ocorrerão nesta quarta-feira, das 10h às 12h. Essas sessões são espaços reservados para trabalhos que tratam de questões estratégicas para o Ceará e o País. Os temas são: Arte, formação universitária e economia criativa; Biotecnologia; Educação e sociedade; Empreendedorismo e inovação; Internacionalização: relatos de experiência; Políticas públicas e direitos humanos; Saúde e bem-estar; Sustentabilidade, energias renováveis e economia do mar; Tecnologia da informação, comunicação e linguagens.

Haverá uma sala virtual destinada a cada tema, com links também já disponíveis na plataforma virtual.

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA - Os EU2019 trazem, em sua programação artístico-cultural, o VI Encontro de Cultura Artística. Nesta edição, as atividades foram pensadas para o formato virtual e serão realizadas exclusivamente por meio de transmissões ao vivo (lives) no perfil da SECULT-ARTE no Instagram (@ufcarte). As lives terão apresentações de diferentes linguagens, compondo uma mostra de trabalhos de estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos.

SEM AULAS REMOTAS - Durante o período de realização dos EU 2019, não deverá haver aulas remotas, conforme recomendação do Gabinete do Reitor, para facilitar a participação da comunidade acadêmica nos encontros.

Dúvidas e relatos de necessidades específicas devem ser encaminhados à pró-reitoria pelo e-mail encontrosuniversitarios2019@ufc.br.

A comissão organizadora do evento criou uma página com as perguntas e respostas mais frequentes (FAQ), disponível no site dos Encontros Universitários.

Fonte: Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFC, organizadora dos Encontros Universitários 2019 - e-mail: encontrosuniversitarios2019@ufc.br

20 de Maio de 2020