Campus de Russas realizará segunda rodada de aplicação de testes rápidos de Covid-19 dia 27/07

A Direção do Campus da UFC em Russas convoca a todos da comunidade acadêmica (professores, alunos, técnico-administrativos e terceirizados) que participaram da consulta prévia e mostraram interesse em realizar o teste rápido de Covid-19, mas que não puderam fazer o exame nos dias 22 e 24 de junho, para estarem no campus dia 27 de julho, segunda-feira, para a realização da testagem. Uma equipe da Secretaria de Saúde do Município de Russas estará no campus para realizar esta segunda rodada de testes rápidos. Os testes acontecerão de 8h às 12h e de 14h às 17h numa sala próximo ao hall de entrada, por ordem de chegada.

A quantidade de testes será limitado, de acordo com as solicitações feitas para a primeira testagem. Por isso, não serão aceitos novos pedidos de realização de testes. O resultado será informado logo após o exame pela equipe da Secretaria de Saúde e será disponibilizado também no SIGAA e SIGPRH 24h após a realização.

Os exames fazem parte do lote de 13.460 testes rápidos adquiridos pela UFC. Os recursos foram viabilizados a partir da gestão do reitor Cândido Albuquerque, pelo Ministério da Educação (MEC), que garantiu a liberação de R$ 1.413.300,00 para essa ação de combate à pandemia.

Os exames são feitos através da coleta de sangue. Eles permitem a identificação de anticorpos IgM e IgG e podem ser aplicados em qualquer pessoa, independentemente de ser caso suspeito ou não. O vice-reitor da Universidade Federal do Ceará, Prof. Glauco Lobo, coordena a ação. Ele explica que a ideia é aplicar os testes em grande parte da comunidade acadêmica. O objetivo é principalmente epidemiológico.

Fonte: Setor de Comunicação e Produção Cultural - Contato: comunicacao.russas@ufc.br

22 de Julho de 2020