Comitê de Governança aprova o Plano de Integridade da Universidade Federal do Ceará

Foi realizada, no 8 de outubro de 2020, a 3a. Reunião do Comitê de Governança através da plataforma online Google Meet. A reunião, que foi presidida pelo Magnífico Reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, na sua fase inicial e, depois, pelo Pró-Reitor de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt, teve como um dos pontos de pauta a apreciação da 2a edição do Plano de Integridade da UFC (PI), elaborado pela equipe da Secretaria de Governança (SECGOV). O plano, com vigência para o período de 2020 a 2022, foi aprovado pelos membros. Acesse, na íntegra, o Plano de Integridade 2a edição.

Por meio deste Plano, concebido em sua segunda edição, a Administração Superior da UFC ratifica a postura íntegra da gestão e torna público o seu compromisso com a implementação de ações institucionais para fortalecimento de uma cultura cada vez mais íntegra e isonômica, estimulando este comportamento entre servidores, alunos e parceiros com os quais desenvolve suas atividades e seus projetos.

Este instrumento apresenta, ainda, um cronograma de ações de fortalecimento dos processos e funções de integridade desenvolvidos pela instituição, além da gestão de riscos de integridade, visando a prevenção, detecção e respostas a situações que possam incorrer em quebras de integridade (fraudes, corrupção, desvios de conduta, etc.).

Para o Magnífico Reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, o plano é “Um guia para alcançarmos os objetivos estratégicos da UFC, de forma eficaz”, e parabenizou a equipe da Secretaria de Governança pelo belíssimo trabalho realizado na elaboração deste plano.

Para o Prof. Almir Bittencourt “A Universidade Federal do Ceará aprovou recentemente seu Plano de Integridade, que constitui o alinhamento consistente e à adesão de valores, princípios e normas éticas comuns para dar sustentação e prioridade ao interesse público sobre os interesses privados no âmbito da instituição. Trata-se, por definição, de um conjunto estruturado de medidas institucionais em apoio à boa governança voltadas para a prevenção, detecção, apuração e remediação de práticas de corrupção, fraudes, conflitos de interesse, irregularidades e desvios éticos e de conduta.”

Dessa forma, a UFC institui um importante e moderno instrumento de gestão pública e, sobretudo, de apoio à governança, constituindo-se de um avanço significativo da instituição, em todos os seus segmentos, no sentido da observância das boas práticas de gestão e transparência.

Para o Prof. Cláudio Marques, diretor da Secretaria de Governança, a UFC “passa a dispor dos instrumentos normativos e metodológicos necessários para o desenvolvimento de ações que irão fortalecer o ambiente de Governança na nossa instituição. Com a aprovação do Plano de Gestão de Riscos (no final de julho) e da 2ª edição do Plano de Integridade (agora em outubro), as ações de gestão de riscos e de integridade passarão a ser promovidas com maior intensidade e de forma mais articulada em várias áreas da UFC”.

Fonte: Comitê de Governança / Secretaria de Governança - E-mail: secgov@ufc.br

27 de Outubro de 2020