#ORGULHOUFCRUSSAS Aluno Gabriel Fonseca de Oliveira Júnior

O aluno da UFC Campus de Russas, Gabriel Fonseca de Oliveira Júnior, do último semestre do Curso de Engenharia de Software, teve um artigo aceito no XXXIV Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES 2020), evento promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Este é o principal evento de Engenharia de Software da América Latina, sendo realizado em conjunto com o CBSoft. A programação em conjunto do SBES e do CBSoft inclui trilhas de pesquisa técnica, ideias inovadoras, educação, ferramentas e indústria, além de palestras com convidados, cursos, tutoriais, painéis, Workshop de Teses e Dissertações e vários outros eventos satélites.

O trabalho foi realizado em conjunto com a aluna Bruna Ferreira, estudante de doutorado na PUC-Rio, e a Profa. Anna Beatriz dos Santos Marques, e tem como título USARP method: eliciting and describing USAbility Requirements with Personas and user stories, onde fizeram a pesquisa do método USARP para elicitação e descrição dos requisitos de usabilidade totalmente baseado em personas, que são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuário dentro de um alvo demográfico, e estórias de usuário. O trabalho foi submetido e aceito na trilha de Pesquisa, onde são publicadas sólidas contribuições para a comunidade em Engenharia de Software, com artigos revisados com base na sua originalidade, relevância, solidez técnica e clareza de apresentação.

Fonte: Coordenação de Comunicação e Produção Cultural - Contato: comunicacao.russas@ufc.br

01 de Dezembro de 2020