Primeiro equipamento cultural digitalizado no estado do Ceará é tema de publicação em revista internacional. O artigo faz parte do projeto Cientista Chefe da Cultura.
A casa José de Alencar, localizada no bairro Messejana, na cidade de Fortaleza-CE, que pertenceu ao próprio escritor, um dos grandes nomes da literatura brasileira, foi a primeira edificação histórica do estado do Ceará a ser digitalizada com tecnologia de alta resolução. O artigo aborda desde a técnica de aquisição de dados em campo através de um laser scaner até o processo de modelagem em BIM, utilizando o software Revit da Autodesk. Além disso, traz um enfoque na avaliação de danos causados na edificação ao longo do tempo e em como as ferramentas HBIM podem ser utilizadas na avaliação de anomalias em construções patrimoniais.
O artigo que faz parte do projeto Cientista Chefe da Cultura - Inovação para o Patrimônio Cultural do Ceará tem coordenação do Professor Esequiel Mesquita e é apoiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT), tem como título "Digitalization based on high-resolution scanning and HBIM tools for damage assessment of the José de Alencar house" com autoria de Tallis Rubens, Gilmário Ribeiro, Renan Paulo, Maycon Bessa, Eugênio Moreira, Mylene Vieira e Esequiel Mesquita e está disponível no Journal of Building Pathology and Rehabilitation (Revista de Patologia e Reabilitação de Edifícios).
Fonte: Prof. Dr. Esequiel Fernandes Teixeira Mesquita; contato: Email: emesquita@ufc.br