XXV ENCONTRO CULTURAL RUSSANO; atividades acontecerão de 16 a 18/11

XXV Encontro Cultural Russano é um evento realizado pela CARUS – CASA DOS AMIGOS DE RUSSAS com o objetivo de promover o desenvolvimento cultural e valorizar as manifestações artísticas de Russas e da região jaguaribana, através da apresentação dos seus talentos na música, na literatura, na dança, bem como pela realização de debates, audiências públicas, distribuição de livros, realização de concertos musicais, estímulo à preservação do patrimônio histórico e fomento da cultura e tradições da região. Teve início no ano de 1999 com ações de amplitude regional, como o Encontro de Bandas, Encontro Com Escritores e Historiadores, e a realização de concursos literários com alcance estadual, como o Prêmio Francisco Carvalho de Poesia e o Prêmio Gerardo Dimas Mateus de Cordel. Dessa forma, o evento tem se consolidado a cada ano como um instrumento de valorização dos saberes e valores artísticos de Russas e do Vale do Jaguaribe, além de ter se tornado um espaço de discussão de temas relevantes para o desenvolvimento cultural, social e econômico da região.

Em 2023, o evento, que está em sua vigésima quinta edição, acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de novembro com atividades gratuitas em vários espaços da cidade, como o Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, Centro de Artes e Esportes Unificados, o Campus da Universidade Federal do Ceará em Russas, a Praça Manuel Matoso Filho, o Centro Cultural Padre Pedro de Alcântara Araújo, o Lar Santa Clara de Assis e ASCAMARRU (Assoc. de Catadores), além da Biblioteca Municipal Pedro Maia Rocha, entre outros. O foco desta edição são os 30 anos da CARUS, com o tema: O Caminho da União e Tradição Russana.

XXV ENCONTRO CULTURAL RUSSANO é uma realização da Casa dos Amigos de Russas, Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte de Russas e da Universidade Federal do Ceará - Campus de Russas, com o apoio da Prefeitura Municipal de Russas, Brisanet e TV Russas.

Confira a programação completa aqui.

Fonte: Coordenação de Comunicação e Produção Cultural – e-mail: comunicacao.russas@ufc.br

14 de Novembro de 2023