Professora Anna Beatriz dos Santos é premi­ada pelo Projeto Meninas Digitais do Vale

Profa. Anna Beatriz Marques

A docente Anna Beatriz Marques e a servidora técnico-administrativa Lívia Rodrigues Barreto, da Universidade Federal do Ceará (UFC), receberam, na última quarta-feira (22), o Prêmio Mulher ArcelorMittal de reconhecimento a mulheres empreendedoras que criam, desenvolvem e promovem iniciativas voltadas à transformação social.

 

Imagem: vencedoras do prêmio Mulher ArcelorMittal

Vencedoras cearenses recebem o Prêmio Mulher ArcelorMittal (Foto: Divulgação)

O prêmio é voltado a mulheres de Santa Catarina, Espírito Santo e, pela primeira vez, Ceará. Ao todo, 63 projetos foram finalistas, com 21 classificados por estado, nas categorias Academia, Imprensa, Empresa Privada, Poder Público, Terceiro Setor e Público Interno. As participantes visitaram as sedes da ArcelorMittal, empresa multinacional produtora de aço, e participaram de treinamento com atividades presenciais e on-line.

A solenidade de premiação aconteceu no Palatium Buffet, em Fortaleza. As vencedoras de cada categoria receberam troféu e cartão-presente de R$ 5 mil para compras em estabelecimentos comerciais.

A Profª Anna Beatriz Marques, do Campus da UFC em Russas, foi a vencedora da categoria Setor Público, com o projeto de extensão Meninas Digitais do Vale: Fortalecendo a Participação de Mulheres na Área de Tecnologia no Vale do Jaguaribe. O objetivo é desmistificar os estereótipos que as mulheres enfrentam na área de Tecnologia da Informação, por meio de atividades com o público dentro e fora do Campus de Russas.

 

Imagem: Professora Anna Beatriz Marques e vice-reitora Diana Azevedo

Profª Anna Beatriz Marques, do vencedora da categoria Setor Público; e Profª Diana Azevedo, vice-reitora da UFC (Foto: Divulgação)

Entre as ações do projeto estão oficinas, minicursos e palestras que abordam o tema da computação em escolas públicas e particulares dos ensinos fundamental e médio do município cearense, além de ações de mentoria acadêmica para alunas ingressantes da UFC para incentivar a permanência. Para a Profª Anna Beatriz Marques, a conquista inspira “sentimento de gratidão a todas as alunas e professoras envolvidas no projeto e motivação para que o projeto continue a crescer e impactar cada vez mais mulheres”.

Já a servidora técnico-administrativa Lívia Rodrigues Barreto, da Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER) da UFC, foi a vencedora cearense da categoria Empresa Privada, com a startup Compartilha. A engenheira de produção desenvolveu uma empresa baseada em um sistema de compartilhamento de bolsas de sangue entre hemocentros, de forma a reduzir o desperdício de hemocomponentes (hemácias, plasmas, plaquetas e crioprecipitado) e aumentar a disponibilidade desses produtos para a população, visando salvar mais vidas. Além do prêmio final, a servidora recebeu destaque como "A Mais Inovadora" durante a jornada de treinamento.

 

Imagem: Lívia Barreto recebe prêmio

Lívia Rodrigues Barreto, da PROINTER, recebeu prêmio da categoria Empresa Privada (Foto: Divulgação)

“A ideia da Compartilha surgiu a partir da minha dissertação de mestrado, e hoje estar em uma empresa que produz um impacto socioambiental positivo faz meu coração pulsar. É muito potente ser reconhecida no Prêmio Mulher ArcelorMittal, que celebra e promove iniciativas femininas tão incríveis de transformação. Saio nutrida e certa de que, por meio do nosso trabalho e conhecimento adquirido, podemos ajudar a construir um futuro diferente e melhor”, declarou Lívia Barreto.

Incentivadora da participação das mulheres nas ciências, a Profa. Diana Azevedo, vice-reitora da UFC, compareceu ao evento para prestigiar as servidoras da Instituição. Para ela, ações como essas são estratégias importantes de enfrentamento e prevenção ao desequilíbrio de gênero no mundo do trabalho, especialmente na indústria do aço, ocupada eminentemente por homens. “É fundamental reconhecer e dar visibilidade às contribuições de tantas mulheres valorosas, seja na iniciativa privada, no empreendedorismo, na academia ou no terceiro setor.”

A vice-reitora ressaltou o destaque à importante contribuição da Profª Eveline de Alencar, do Curso de Gastronomia, mencionado nos discursos das vencedoras da categoria Terceiro Setor. O Buffet Giardino, projeto ganhador da seção, é formado por mulheres capacitadas na Escola de Gastronomia Autossustentável do Bom Jardim, numa parceria com o Curso de Gastronomia da UFC. “A Universidade enche-se de orgulho por participar direta ou indiretamente destas três, entre sete premiações concedidas.”

Fonte: Profª Anna Beatriz Marques, do Campus de Russas – e-mail: beatriz.marques@ufc.br; Lívia Rodrigues Barreto, engenheira de produção da PROINTER – e-mail: liviabarreto@ufc.br

29 de Maio de 2024


UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - CAMPUS DE RUSSAS

Avenida Felipe Santiago, 411, Campo Federal, Russas - CE, CEP: 62900-420

Telefone: (88) 3411 - 9218

E-mail: russas@ufc.br